O Ministério da Previdência Social informou que 15,4 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm pelo menos um empréstimo consignado ativo. Esses beneficiários poderão se beneficiar da ampliação do prazo para pagamento, que passará de 84 para 96 parcelas, equivalente a oito anos.
A mudança, publicada em normativa nesta quinta-feira, 6, visa facilitar o pagamento de dívidas e reduzir a necessidade de renovação de empréstimos. A medida abrange aposentados, pensionistas e titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC), oferecendo mais flexibilidade no gerenciamento financeiro.
O empréstimo consignado, que permite o desconto direto na folha de pagamento dos beneficiários, é uma opção amplamente utilizada por aposentados e pensionistas. A ampliação do prazo vale para três modalidades: empréstimo consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício.
“Estamos facilitando a vida do cidadão, diminuindo o valor das parcelas. Nosso objetivo é que as pessoas possam quitar suas dívidas sem precisar renovar empréstimos constantemente”, afirmou o ministro Carlos Lupi em coletiva.